Seja Bem Vindo !

sábado, 29 de maio de 2010

Feijão e Arroz: O par perfeito do Brasil.


Juntos eles são o prato base da cozinha brasileira, milhares de domícilios em todo país consomen arroz com feijão todos os dias como principal componente na sua dieta. Fonte de energia, ricos em fibras, vitaminas e minerais eles são indispensáveis para uma alimentação balanceada. Já que a mairia das familias em nosso país se alimentam diariamente de arroz com feijão nada melhor do que variar na preparação para não enjoar. O básico arroz branco pode ganhar mais sabor acrescentando alguns ingredientes, e o feijão que também possui uma grande variedade vai ficar ainda mais nutritivo. È hora de se inspirar com as receitas de arroz e feijão!

(Região Sul) Arroz Carreteiro

Ingredientes:
1/2 Kg de charque
1/2 kg de arroz
1 Cebola média picada
3 dentes de alho amassado
Colorau á gosto
1/4 de xícara de óleo de Àgua fervente.
sal á gosto, salsinha, cebolinha picada , queijo ralado.

Preparo:

Corte o charque em cubos e ferva só com água para dimunuir o sal. Após a fervura, jogue a água fora e reserve o charque. Coloque o óleo para aquecer e frite nele o alho e acebola picada. Quando os temperos estiverem fritos, junte o charque já aferventado e refogue um pouco em panela tampada, para que o guisado fique semicozido. Junte o arroz, o colorau e frite mais um pouco. Acrescente a água fervente em quantidade que fique aproximadamente 3 dedos acima do arroz. Se necessário, acrescente sal e deixe cozinhando em panela tampada e fogo médio até que o arroz esteja cozido, porém não deixe secar demais, poís deve ser servido levemente úmido. Quando estiver pronto coloque em uma travessa e cubra com cheiro verde e queijo ralado.


(Região Sudeste) Feijão Tropeiro

Ingredientes:

1/2 Xícara de farinha de mandioca

4 colheres (sopa) de óleo

1/2 colher de (sopa) de tempero mineiro

100 gramas de toucinho defumado em pedacinhos

1 Kg de feijão

1 Cebola grande picada

5 ovos

Cheiro-verde (cebolinha verdee salsa picada a gosto)

Preparo:
Cozinhe o feijão sem desmanchar o grão. Deixe escorrer bem na peneira. Numa panela coloque duas colheres de sopa de óleo e frite ligeiramente o toucinho. Acrescente o tempero e a cebola, mexendo sempre. Reserve. No restante do óleo frite os ovos, mexendo rapidamente. Junte-os ao feijão e ao cheiro verde. Por último, ponha a farinha de mandioca e o toucinho e misture.



(Região Centro- Oeste) Arroz com Pequi

Ingredientes:

1/4 de xícara de chá de de óleo

1/2 litro de Pequi lavado

2 dentes de alho espremidos

1 cebola grande picada

2 xicaras de chá de arroz

4 xícaras de chá de água quente

sal a gosto, pimenta de cheiro, salsinha, cebolinha picada a gosto.

Preparo:

Coloque o pequi no óleo (se usar o fruto inteiro, não é necessário cortar, más cuidado com o caroço). Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando a arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta-de-cheiro a gosto. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e a cebolinha. Evite usar panela de ferro para não deixar a fruta preta.

Um comentário: